Equipe

Logo do Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas (NSC) é uma entidade que reúne empresas de software e de base tecnológica intensivas em TICs. Seu portfólio de atuação inclui projetos realizados em diferentes regiões do País e no exterior. Sem fins lucrativos, é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como hub de inovação aberta, fazendo a ponte entre empresas, universidades, instituições de pesquisa e governo.

Conheça o Núcleo SOFTEX Campinas

Pessoas

A equipe responsável pelo projeto é composta por profissionais com diversidade de formação, competências e áreas de atuação e cada membro possui larga experiência individual em sua área.

A equipe pública será composta por funcionários designados pela Prefeitura, que auxiliarão na localização e sistematização das informações, bem como na execução e implementação das ações e projetos planejados.

Contaremos ainda com pessoal de apoio e suporte contratados na forma de bolsistas que, preferencialmente, serão selecionados entre os alunos das instituições de ensino superior de Franca, dentro das áreas do projeto.

Fabio May-22
Fábio Pagani

Gestor do Projeto

Empreendedor serial, em quase 40 anos de empreendedorismo abri cinco empresas. Errei em três e acertei em duas.
Ativista do ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro desde os anos 90, participei da criação e da gestão de quatro entidades ligadas à este ecossistema.
Empreendi politicamente, participando da gestão da tecnologia nos municípios de Campinas e de São Paulo.
Sou mentor e investidor de startups que irão melhorar o mundo.
A Unicamp me fez computeiro, a experiência me transformou em gestor, tenho paixão pela sociologia e fico feliz quando consigo ser professor, mas o que me move é a enorme disposição em ser um eterno aluno.

image
Edvar Pera Junior

Diretor Executivo do NSC

Empresário, atuo na área de TI há mais de 30 anos. Bacharel em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, experiência em Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial, Gerência de Projetos e Gestão internacional de negócios nas áreas Financeira e Industrial, atuei como Diretor Executivo de empresa de tecnologia e como consultor de empresas de software, onde realizei projetos de formação de equipes e implantação de estruturas organizacionais em grandes empresas, nacionais e internacionais, no Brasil, Estados Unidos, Caribe e América Latina.
Sou Diretor Executivo do NSC e membro do CMCTI – Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Campinas, do Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora – FCCI e do Conselho de Administração da Softex Nacional.
Sou Gestor da Incubadora Tecnológica da cidade de Jundiaí-SP, participo da equipe gestora do Inova Campinas e atuo em projetos de abrangência nacional como Inova Maranhão, THEtech (Teresina – PI), Tech D e Capacitação Empreendedora (SP, PR, RJ e DF).
Como consultor do BID participei de projetos e missões técnicas internacionais focadas no mapeamento de melhores práticas para transformação digital e cidades inteligentes.
Participei da concepção e elaboração do PECCI – Plano Estratégico Campinas Cidade Inteligente e do PECTI – Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação da Cidade de Campinas.
Sou fundador e membro da Diretoria Executiva da Brafip – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas, entidade que promove a cooperação tecnológica entre o Brasil e os EUA, UE, Japão e Austrália através da promoção de projetos de pesquisa conjunta entre empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros.

image
Luciano de Assis

Diretor Adjunto do NSC

Sou docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ministro disciplinas relacionadas à empreendedorismo, inovação e ciências sociais e coordeno a Incubadora de Empresas da unidade Campinas.
Também sou Diretor Adjunto do Núcleo SOFTEX Campinas, pelo qual gerencio a Incubadora tecnológica Municipal de Jundiaí, o Coworking de Inovação de Barueri e sou Conselheiro do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Campinas, no qual participei da equipe de coordenação dos planos: Campinas Cidade Inteligente e Plano Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas.
Sou graduado em Sociologia com mestrado em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, pós graduado em Gestão e Estratégia de Empresas pela CEAG do Departamento de Economia da UNICAMP e cursei Gestão Estratégica Pública, também na UNICAMP.
Fui assessor técnico da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, onde atuei na coordenação do projeto de inclusão digital Jovem.Com.

image
Carlos Alberto dos Santos Passos

Especialista em Cidades Inteligentes e em C,T&I

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Computação e Automação Industrial pela Unicamp em 1993 com Especialização em Engenharia de Produção no LAAS em Toulouse/França em 1989/1990. Tenho experiência na área de Engenharia de Produção e de Computação, com ênfase em Planejamento, Gestão de Empresas, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Atuei como Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campinas no período de 2017 a 2021. Fui também Secretário Executivo do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (CMCTI) de 2013 a 2021 e membro do Conselho Municipal da Cidade de Campinas (CONCIDADE) em 2014/2015.
Fui ainda membro do Conselho Superior do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp de 2017 a 2020 e membro do Conselho Superior da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) de 2017 a 2020.
No Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) do MCTI fui pesquisador de 1986 a 2016 e exerci as funções de Coordenador do Parque Tecnológico CTI-Tec de 2010 a 2014, Coordenador Geral de P&D de 2000 a 2010, Vice-Diretor e Diretor Interino do Instituto de Automação (IA/CTI) de 1996 a 2000, membro do Conselho Técnico Científico do CTI de 2001 a 2015 e Coordenei o programa PIBIC/CNPq no CTI de 1999 a 2008.
Atuei como professor em cursos de pós-graduação na Unicamp, IASP e INPG. Fui ainda Vice-Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) de 2011 a 2015, Examinador Sênior do Projeto de Excelência na Pesquisa Tecnológica da ABIPTI e Examinador do PQGF/MPOG. Atuo como revisor de revistas científicas e congressos nacionais e internacionais, e fui facilitador do Benchmarking Industrial do Programa Melhores Práticas para a Excelência Industrial - PMPEI, desenvolvido e coordenado pelo IEL/SC. Sou consultor Ad hoc da FAPESP, CNPq, FINEP, Softex Nacional, Banco Mundial e outros. Atuo também no PADCT, como membro de Comitês de Avaliação, consultor Ad hoc e da equipe de avaliação do Programa de Desenvolvimento Tecnológico. Participei na organização de várias conferências científicas e internacionais, e fui o General Chair da IFAC MCPL 2013. Fui bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Tenho experiência em mentoria de startups e várias participações em banca de avaliação de pitches para processos de incubação aceleração de startups.

image
Gláucia Critter Chiliatto

Especialista em Planejamento e Gestão

Estatística pela Unicamp com mestrado incompleto em Gestão pela Qualidade na mesma instituição, especialização em Gestão para Altos Executivos pela FIA – USP, Gestão Financeira e Gestão de RH pela FGV.
Fui Diretora de Operações da Softex Nacional, apoiando o desenvolvimento de programas de Startups e Inovação, o Programa de certificação de qualidade de software - MPS.Br e a plataforma de ensino à distância Brasil+TI. Na Softex Nacional fui ainda gestora e responsável pelo Projeto Setorial de Exportação de Software e Serviços de TI Softex/ Apex Brasil de 2005 a 2015, tendo coordenado a participação brasileira e a organização de mais de 200 eventos em diversos países. Atuei como Gerente de Linhas de Financiamento, responsável pelo relacionamento com o BNDES e análise de planos de negócio para o Prosoft – linha de crédito especial para empresas de TI de 2003 a 2007. Como consultora na área de planos de negócios para empresas de software no ITS, núcleo Softex de São Paulo atuei de 2000 a 2003.
Fui Coordenadora de Planejamento e Gestão do Poli.TIC – Laboratório de Instrumentos de Política Pública para TIC no CTI – Centro de Tecnologia Renato Archer de 2011 a 2012.
Anteriormente ao setor de tecnologia, foi executiva na CPFL, tendo desempenhado diversas funções nas áreas de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos.

image
Sivaldo Teodoro

Especialista em Lean Public 

Sou consultor em melhoria de processos / Desburocratização / Treinamento / Planejamento Estratégico, Liderança de Projetos, Gerenciamento das áreas de Suprimentos, Planejamento de Materiais, Logística, Compras Internacionais, com mais de 30 anos de experiência em empresas Multinacionais e Nacionais, como: IBM, Nortel Networks, Comsat International / British Telecom, Foxconn, CNPEM, IMA e Prefeitura Municipal de Campinas.
Atuei ainda com desenvolvimento de fornecedores, Almoxarifado, Controle de Inventário em fornecedores e negociação de Facilities, Licitações Públicas (lei 8666), Gestão de Contratos e Projetos.
Entre 2018 e 2021 fui Diretor do Departamento de Informatização da Prefeitura Municipal de Campinas, responsável pela Gestão Estratégica de TI com foco em otimização de recursos e melhoria de processos.
Como Gerente de Suprimentos e Lean da IMA entre 2014 e 2017, fui responsável pela aplicação da metodologia Lean em mais de 100 processos internos bem como no Hospital Mário Gatti e na Prefeitura Municipal de Campinas, com foco em redução de burocracia e do lead time atingindo em média 50% de redução.
Tenho experiência na aplicação de conceitos Lean Thinking em áreas administrativas: Compras, Finanças, Facilities, RH, TI, Hospital, Serviços Públicos e Vigilância Sanitária.
Atuei ainda como Gerente de Suprimentos e Importação do CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa Energia e Materiais, onde liderei a implantação de sistema de aprovação eletrônica de solicitações e pedidos de compras gerando redução de 80% do tempo de aprovação. Coordenei a implantação de sistema ERP e participei no comitê de elaboração de novo regulamento de Compras aprovado pelo Conselho de administração.
Fui Coordenador e Líder de Suprimentos da Foxconn e Nortel, atuando no desenvolvimento de fornecedores, implementação de novos produtos e na negociação de inventário com redução de 80 % de excesso e obsolescência.
Fui líder América Latina no projeto serviços administrativos pela IBM, com redução da base de fornecedores para 2 e redução de custos em 1 milhão US$/ano.